Categorias
Wily

Inovação e Eficiência: Como a Wil está mudando o jogo em monitoramento de obras públicas

A era da digitalização tem mudado a forma como gestores públicos e privados estão garantindo que os investimentos nos setores de construção e saneamento sejam mais eficientes. Uma startup inovadora vem mudando a dinâmica do monitoramento de obras, proporcionando benefícios socioeconômicos e ambientais. Esta é a proposta da empresa Wil, que, por meio de seus aplicativos e sua rede de pessoas, promete revolucionar o modo como as obras e serviços públicos são fiscalizados no Brasil.

Wil: Inovação à Serviço da Fiscalização e Monitoramento

A Wil possuí uma ferramenta de vistorias via aplicativo, através do seu software exclusivo, conectado a uma rede de pessoas, que auxilia no monitoramento e fiscalização das demandas de reparo de calçadas e vias públicas, vazamentos de água e esgoto, descarte ilegal de lixo e podas de árvores das cidades, fornecendo imagens para agilizar o procedimento de reparo. Permitindo que o cidadão ajude nesse processo, enviando fotos dos locais nos quais os problemas foram relatados, tudo pelo seu celular, sendo remunerado pela prestação do serviço.

Uma ferramenta que permite aos gestores identificarem os problemas de forma instantânea, através de uma solução integrada a uma equipe de profissionais, capazes de enviar rapidamente imagens para elaboração de relatórios fotográficos com diagnóstico realizado por operadores treinados pela empresa, logo após o fiscal avalia se o restauro está em conformidade com as normas de segurança e regulamentações.

Outra solução eficiente da empresa é o serviço de monitoramento com drones que opera em todo o Brasil. Através de uma rede composta por mais de 3.300 pilotos de drones conectada a um software único, esta solução permite uma intensificação eficaz da fiscalização de obras. O diferencial? A economia de tempo, acompanhamento periódico, organização do entorno e aprimoramento da qualidade de execução dos trabalhos.

Parceria de Sucesso: Wil e Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) reduziu questões como baixa qualidade e demora na recomposição de pavimento e identificação dos problemas relatados pela população.

A partir dos canais de ouvidoria da Sabesp, os chamados abertos são direcionados à plataforma de software, acionando o usuário cadastrado mais próximo para registrar as imagens relacionadas ao problema em questão, proporcionando o diagnóstico mais rápido e assertivo das vistorias de vazamento de água e recomposição de pavimento, por exemplo.

Evitando deslocamentos desnecessários, priorizando as demandas a serem acatadas de acordo com a urgência, com maior agilidade no atendimento à comunidade, maior controle de qualidade da execução dos serviços e redução de custos, evitando assim multas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores.

Em um ano de operações, foram realizadas mais de 31.064 vistorias, 643 famílias foram beneficiadas, R$ 170.950,00 gerado em renda extra, 33% de vazamentos não confirmados, R$120.000,00 em multas evitados, 53% das recomposições em inconformidade com o decreto, 70.000 toneladas de CO2 não emitidos na atmosfera, isso tudo em 17 minutos na média para a realização da vistoria.

Parceria de Sucesso: Wil e Cagece

O segundo case de sucesso dessa inovação é a parceria de três anos com a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará). Com a utilização do sistema de agendamento de voos da Wil, a Cagece intensificou a fiscalização de suas obras.

A agilidade na entrega dos vídeos não apenas potencializou a quantidade de fiscalizações, mas também acelerou a tomada de decisões. O resultado? A Cagece conseguiu reduzir o seu cronograma de entrega de obras de três para dois anos, uma economia notável de tempo. Foram 313 voos alcançados, 775 mil km evitados em deslocamento, 948 pessoas beneficiadas e 675 mil horas evitadas em visitas.

Benefícios Notáveis para a Sociedade e Meio Ambiente

Um dos maiores destaques das soluções apresentadas é a contribuição significativa para a geração de renda extra para a população e a diminuição das emissões de CO2. Ao evitar deslocamentos frequentes, as emissões desnecessárias são eliminadas, promovendo um acompanhamento avançado e sustentável.

Além do Setor de Obras e Vistorias

As vantagens não param na construção e na fiscalização. Há também a verificação ambiental, essencial para assegurar que o entorno das recomposições e construções permaneça intacto, o marketing empresarial interno nas instituições parceiras, e por último, mas não menos importante, a possibilidade de que vários times de projetos acompanhem os serviços sem deslocamento.

Com tantas inovações, a startup prova que a tecnologia e a sustentabilidade podem, e devem, caminhar juntas para um futuro mais eficiente e benéfico para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco pelo WhatsApp